Álbum Imagine de John Lennon completa 50 anos

“Imagine que não há países

Não é difícil

Nada para matar ou razão para morrer

E nenhuma religião também

Imagine todas as pessoas

Vivendo a vida em paz…”

O desejo de um mundo melhor apresentado na canção “Imagine” faz parte do álbum de mesmo nome que foi lançado em 9 de setembro de 1971, nos Estados Unidos, pelo cantor britânico John Lennon.

Composição de maior sucesso do ex-Beatle, a primeira faixa do disco tornou-se um hino da paz mundial. O álbum foi apresentado ao público dois anos depois que o cantor deixou os Beatles e contou com a participação de outro ex-integrante do grupo, o guitarrista George Harrison.

O LP tinha na capa imagem feita pelo pintor e cineasta norte-americano Andy Warhol. A artista plástica e cantora japonesa, Yoko Ono, esposa de Lennon, ficou responsável pela foto da contracapa e trazia uma citação de um livro dela:

"Imagine as nuvens pingando. Cave um buraco em seu jardim para colocar eles dentro."

O material impresso também revelava o ressentimento provocado pelo rompimento pouco amistoso com o amigo Paul McCartney. Uma foto de Lennon segurando um porco fazia uma sátira a imagem de Paul com uma ovelha na capa do disco solo “Ram”.

De acordo com o site oficial do cantor, Imagine lembra um mundo utópico. Em contraponto, a faixa número seis, Gimme Some Truth, que em português quer dizer, Me dê alguma verdade, faz críticas aos políticos e à sociedade e também exige respostas imediatas. As opiniões políticas do ex-Beatle quase o levaram a ser deportado dos Estados Unidos na década de 70.

As poesias de Yoko Ono do livro Grapefruit inspiraram a faixa-título mas ela só foi reconhecida como coautora mais de quatro décadas depois do lançamento. Na falta do crédito, havia no disco uma canção em sua homenagem encerrando o álbum Imagine.

 

Luciano Seixas - Rádio Nacional - Brasília

Informações

Autor: Bárbara Tormes

Data: 09/09/2021 09:56

Acessos: 53 Acessos